-
Arquitetos: Dall'Ovo Magalhães Arquitetura
- Área: 246 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bicubico
-
Fabricantes: Alpina Eucaliptos, Coelho Metal, Cozil, Lumicenter, Mais Revestimentos, Portceramic, Soludimper, Tapeçaria Itaim
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Associação Barreiros é uma instituição sem fins lucrativos, particular, que atende os alunos das escolas públicas de Ilhabela no contraturno das aulas, visando contribuir na formação de cidadãos conscientes, integrados socialmente e preparados para o pleno exercício da sua cidadania. Procura promover uma educação reflexiva e inclusiva, vinculando aprendizagem e vida.
Em junho de 2019 fomos convidados a projetar a reforma do refeitório da Associação e a criar um espaço contiguo que tivesse a função de espaço recreativo e de convivência, principalmente para os dias de chuva, e ao mesmo tempo pudesse ser utilizado para eventos diversos.
O local é cercado de uma natureza exuberante, um lindo jardim e o tem mar à sua frente.
O projeto procura integrar a arquitetura interior ao seu espaço exterior e a essa natureza, seja pela grande parede envidraçada, seja pelos brises de alumínio que dão uma transparência sutil quando estão fechados, mas que, ao serem abertos, dão ao espaço a característica de uma grande varanda.
Na área de convivência não existe fechamento com vidro e a parede no fundo da construção não encosta na cobertura, permitindo uma ventilação constante e garantindo o conforto térmico ao ambiente.
As claraboias de vidro no teto proporcionam a entrada de luz natural e seu desenho procura criar uma “brincadeira” no forro e uniformidade na luminosidade.
No salão de convivência os únicos mobiliários são módulos estofados que permitem diversas configurações de uso e armários baixos com rodízio que guardam materiais para brincadeiras como bolas, bambolês e cordas de pular.
Um enorme banco em deck de pinus autoclavado e estrutura metálica em forma de onda pode ser usado nas atividades internas, mas também para a contemplação da natureza e do mar.
A estrutura é metálica, material leve, durável e que não gera resíduos na obra, assim como a solução adotada para a cobertura, em manta de PVC sobre placas de compensado naval e EPS, um sistema que, além das características citadas acima, proporciona um ótimo isolamento térmico e tem baixa manutenção ao longo do tempo.
Na cozinha semi industrial procuramos manter essa relação com o exterior, grandes janelas fazem essa função ao mesmo tempo que utilizamos materiais apropriados ao uso como bancadas e mobiliário em aço inox, piso técnico em cerâmica extrusada, grelhas de piso com cesto de resíduos entre outros.
O forro do beiral é de Pinus Autoclavado, material proveniente de plantio florestal, de alta resistência a pragas e cupins.
Por conta da pandemia de Covid-19 o espaço ainda não foi utilizado de forma plena, ficará ainda melhor e cumprirá seu propósito quando estiver cheio de crianças e adolescentes.